quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

De volta a São Paulo!

Salve salve parceiros de criação e luta!
Estamos de volta à Sampa pra começar 2009 já cheios de motivos pra celebrar!
Em primeiro lugar, nosso salve à cidade do Rio de Janeiro que nos recebeu com muito axé pra uma curta e linda temporada no Teatro de Arena da Caixa Cultural!
E que maravilha!
Nós lá, ocupando com nossos barracos e lixão e roupas nos varaus a cidade maravilhosa, mostrando com a palavrardente de Marcelino Freire que nem tudo está uma maravilha!
E viva! E ave nossa que agente a gradou e desagradou o povo por lá! Desde meninos presidiários à senhorinhas da classe alta, todo mundo no mesmo barco ou na mesma merda como diz Marcelino.
Sacudimos viu!
E aumentamos a nossa teia... conhecemos por lá o pessoal da CUFA, da Cidade de Deus e MV Bill. Guerreiros da Cia Tumulto de Teatro, que fala nossa lingua e faz coro com a mesma voz! Guerrilheiros culturais que se espalham pelo Brasil. Todo nosso agradecimento à esse povo, pelo que são, o que fazem e o que pretendem ainda fazer. Tamo junto. E Viva!
Assim tambem como o pessoal do Nós no Morro, grupo forte de teatro, que não brinca com a palavra e que foi lá, nos prestigiar e se unir ao caldo desse movimento que cresce a cada dia!
A periferia tem voz alta no Brasil!! Saravá!
E chegamos dia 16, já direto para o I PRÊMIO COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO, de onde saimos com três trofeus, de 05 indicações que tivemos por lá"!
É curioso... nós, de Taboão da Serra, somos o grupo com maior premiação! Algo está mudando...
Nossa gratidão à cooperativa, pela iniciativa maravilhosa de prestigiar trabalhos coletivos, valorizar o grupo e sair da lógica comum competitiva de privilegiar os trabalhos individuais e mercadológicos. Obrigada!
e viva!
Para comemorar tudo isso e engrenar no trampo que não pode parar, não se esqueçam da nossa festa no dia 28/02 no Espaço! Vamos todos celebrar na cantoria e papear bastante!
Salve salve Saravá!
Feliz 2009 á todos!


E no blog de Marcelino...


LÁ & CÁ
"E lá no Rio eu fui ver, no domingo, o final da temporada que o Grupo Clariô fez no Teatro de Arena da Caixa. O maior sucesso, podem acreditar. Casa lotada e impressionada. Com a força das meninas. Que "literalmente" tomaram conta do espaço. Se em Taboão foi construída uma favela na sede do grupo, na Caixa eles levantaram um assentamento para habitarem meus personagens e ave! Emocionante. Isso sem contar que ontem o grupo ganhou três das cinco categorias a que estava indicado no I Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro: Melhor Ocupação de Espaço, Grupo Revelação e Melhor Espetáculo Apresentado Fora da Capital, etc. e tal. Para saber mais, cliquem aqui em cima. Meus parabéns merecidos a todos e eta danado!"


NA CIDADE DE DEUS
"E alguns atores da Companhia de Teatro Tumulto foram assistir idem, no Rio, ao espetáculo Hospital da Gente, do grupo paulista Clariô. Lá, o Tumulto, que é da Cidade de Deus, revelou: já levaram a ideia de um dos meus Contos Negreiros para a tela do Canal Brasil. Isso em 2007. Lembro, à época, que alguém veio comentar comigo: "Marcelinito, sabe aquela história que você escreveu, aquela do pessoal que desce o morro para filmar, de supetão, a vida dos moradores da classe média alta? Pois bem: vi algo parecido no programa Espelho, do Lázaro Ramos". Coincidência, acreditei. Até quando me disseram, no domingo passado, pessoalmente: "trabalhamos os seus textos, gostamos do seu livro, etc." e tenho ditO. Deram-me uma cópia do programa do L ázaro. Foram gravados dois especiais. Bem legais. Eles, munidos de câmera e de improviso, fazendo o movimento contrário. Explico: se os cineastas vivem documentando a vida da periferia, temos o direito, então, de fazer o nosso registro. E fizeram, na prática, o que criei na ficção. Quanta emoção! O filme foi feito e editado por eles. E eu fiquei feliz e orgulhoso. Ave nossa! De saber que os meus textos têm circulado. E inspirado atores pelo Brasil afora. Que beleza! Inclusive, vale registrar: esse mesmo conto, o Solar dos Príncipes, será filmado ainda este ano (no Rio, por sinal) pelo diretor brasiliense Iberê Carvalho. Ele que acabou de lançar o curta Para Pedir Perdão, baseado também em um conto meu, o Angu de Sangue e oh e maravilha! E vamos que vamos. O meu abraço ao Tumulto e, mais uma vez, ao Clariô, que foi destaque no Estadão de hoje com o o grupo mais premiado na festa de antes de ontem da Cooperativa Paulista e por hoje é só e estou todo cheio de alegria e aquelabraço e até a próxima vista. Fui. "


Fomos.

Um comentário:

Cintia Cunha disse...

Nós aqui do Rio é que agradecemos a vcs por terem nos dado o privilégio de poder assistir esse espetáculo!!
Concerteza esses prémios que vcs ganharam foi muito mais que merecidos e,que venha mas e mais.
Tamo junto e misturado sempre pq assim que deve ser...Juntos formamos um só!!!!

Parabéns Grupo Clariô!!


Cintia Cunha
Atriz da Cia de Teatro Tumulto do Rio de Janeiro.