terça-feira, 22 de novembro de 2011

38º QUINTASOITO - III NEGRAS VOZES - ULTIMO DO ANO - EXCEPCIONALMENTE NA SEXTA FEIRA - (DIA 25/11 AS 20H)




38º QUINTASOITO - III NEGRAS VOZES
ULTIMO DO ANO
DIA 25/11 - EXCEPCIONALMENTE SEXTA FEIRA - AS 20H

E O ULTIMO QUINTASOITO DO ANO, COMO DE PRAXE, FAZEMOS UMA HOMENAGEM À CULTURA NEGRA NO BRASIL, TROCANDO COM ARTISTAS QUE, COM SUAS "NEGRAS VOZES", FORTALECEM RAIZES NO ESPAÇO CLARIÔ.

E para a comemoração, receberemos os seguintes convidados: 

Salloma Salomão músico e historiador.
Salloma busca as matrizes da música contemporânea pesquisando musicalidades africanas por meio de gravuras, textos de viajantes e arquivos de museus e arquivos sonoros no Brasil, África e Europa. Seu trabalho já rendeu inúmeros textos além de uma tese de doutorado e 4 Cds.
Salomão Jovino da Silva, "Salloma Salomão" é um dos vencedores do CONCURSO NACIONAL DE DRAMATURGIA RUTH DE SOUZA, em São Paulo, 2004. Professor da FSA-SP, Produtor Cultural, Músico e Historiador. Pesquisador financiado pela Capes e CNPQ, investigador visitante do Instituto de Ciências Socais da Universidade de Lisboa. Orientações Dra Maria Odila Leite da Silva, Dr José Machado Pais e Dra Antonieta Antonacci. Lançou trabalhos artísticos e de pesquisa sobre musicalidades negras na diáspora. Segue curioso pelo Brasil e mundo afora atrás do rastros da diáspora negra. #CORRENTE- LIBERTADORA: O QUILOMBO DA MEMÓRIA-VÍDEO- 1990- ADVP-FANTASMA. #AFRORIGEM-CD- 1995- CD-ARUANDA MUNDI. #OS SONS QUE VEM DAS RUAS- 1997- SELO NEGRO. #O DIA DAS TRIBOS-CD-1998-ARUANDA MUNDI. #UM MUNDO PRETO PAULISTANO- TCC-HISTÓRIA-PUC-SP 1997- ARUANDA MUNDI. #A POLIFONIA DO PROTESTO NEGRO- 2000-DISSERTAÇÃO DE MESTRADO- PUC-SP. #MEMÓRIAS SONORAS DA NOITE- CD - 2002 -ARUANDA MUNDI #AS MARIMBAS DE DEBRET- ICS-PT- 2003. #MEMÓRIAS SONORAS DA NOITE- TESE DE DOUTORADO- 2005- PUC-SP. #FACES DA TARDE DE UM MESMO SENTIMENTO- CD- 2008- ARUANDA SALLOMA 30 ANOS DE MUSICALIDADE E NEGRITUDE- DVD-2010- ARUANDA MUNDI

Gumboot Dance Brasil 
A Força da Dança das Botas de Borracha
Assim como todas as danças populares brasileiras, o grupo de Gumboot Dance no Brasil é praticado por pessoas com diversos perfis profissionais e físicos. Atualmente são 14 bailarinos mergulhados há três anos na pesquisa difundida por Rubens Oliveira que, ao longo deste período, tem conduzido a metodologia com seu trabalho independente.
Gumboot Dance nasceu nas minas de ouro da África do Sul, como forma de expressão, dentro de um regime opressivo.
Gumboot é uma técnica extremamente vigorosa, com passos de percussão corporal junto a movimentos contemporâneos, celebrando o corpo como instrumento, bem como a riqueza e a complexidade da cultura sul-africana.
Direção Geral: Rubens Oliveira
Assistente de Coreografia e Ensaiadora: Priscila Paciência
Direção Musical: Allyson Bruno

Intérpretes: Allyson Bruno, Fredyson Cunha, Inez Pinheiro, Maria Magalhães,Janette Santiago, Leticia Bortoletto, Letícia Taboada, Priscila Paciência, Renata Daibes, Washington Gabriel, Vanessa Hassegawa.

Pesquisa Técnica corporal: Rubens Oliveira, Priscila Paciência
Investigação Histórica: Allan Fonseca, Rubens Oliveira
Figurinos e Cenografia: Fredyson Cunha, e Janette Santiago
Coordenação de Produção: Renata Daibes
Comunicação: Vanessa Hassegawa
Administrativo e Programação de Ensaios: Maria Magalhães

e tem mais...
GRUPO SANZA
 “ESPETÁCULO NGOMA GRIOT”
Identificar e difundir a musicologia popular brasileira.
O grupo Sanza, no atual momento está lançando seu trabalho musical, que reúne instrumental, canto e danças, atentando para a cultura popular brasileira com foco nas raízes africanas.
Dentre os nossos objetivos, está o de engrandecer ainda mais o título de Terra das Artes conferido à nossa cidade.  
Obs: 
SANZA = Além de ser a denominação africana da kalimba, também quer dizer, local onde existe vida em harmonia (ex: Senzala). 
NGOMA = Tambor.
GRIOT = Detentor da sabedoria, contador da história do seu povo (espécie de dicionário humano).


ESPETÁCULO NGOMA GRIOT
“Uma mostra de ritmos, canções, danças e elementos da cultura popular brasileira, que traz para apreciação do público uma variedade de sons e instrumentos musicais, enfatizando os de percussão que animam canções de brincar, festejar, trabalhar, lamentar ou reivindicar. Convite para uma reflexão da história do povo afro-brasileiro”. 
“O espetáculo retrata o fazer dos Griots ou Jalis (orientadores, cantadores, contadores, guardiões da sabedoria e das histórias de seu povo) focando fatos marcantes, manuseando instrumentos musicais de percussão, convidando os ouvintes à apreciar e interagir”.  
Ngoma Griot é um resumo dos estudos, pesquisas e experiências do músico percussionista, arte-educador e compositor Carlos Caçapava, que convida os presentes para uma caminhada sonora que vai dos ritmos africanos, aos populares brasileiros como: Ijexá, Agueré, Congo de Ouro, Carimbó, Sambas, Cocos, Maracatu, Ciranda, Caxambu, Baque de boi, Lundu e outras bases rítmicas desenvolvidas através do manuseio de um quinteto de Congas, Cajon peruano, Berimbau, Kalimba e outros efeitos sonoros.  
Ficha Técnica
No palco:
Carlos Caçapava – Percussão e vocais
Maria Trindade -Vocais
Karla Magalhães – Dança
Direção musical e concepção – Carlos Caçapava
Outras informações:
Fones: (011) 42417821 - (011) 91918091 – (011) 66541181
         ou batucanto@hotmail.com    
Carlos Caçapava


38º QUINTASOITO - NEGRAS VOZES 
Ultimo de  2011 

dia 25 de novembro - EXCEPCIONALMENTE NA SEXTA FEIRA - as 20h

Local: Espaço Clariô 
Rua Sta Luzia, 96 - Taboão da Serra - SP
grupoclario@uol.com.br

Entrada e Sopa Gratis! 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NOITE COM MIRÓ - por ROGÉRIO GONZAGA

UMA NOITE ESPECIAL
ENCONTRO DE MIRÓ DE MURIBECA COM O "URUBÚ" DO CLARIÔ!
NA NOITE DE SÁBADO, DIA 19, O GRUPO CLARIÔ DE TEATRO APRESENTOU O ESPETÁCULO "URUBÚ COME CARNIÇA E VÔA!" PARA O ESCRITOR MIRÓ DE MURIBECA, AUTOR DOS POEMAS, CRÔNICAS E DEPOIMENTOS DA PEÇA, E GRANDE INSPIRADOR DESSE PROJETO "ALEGRISTA" DO GRUPO. 
FOI UMA NOITE MUITO ESPECIAL, COM UM PÚBLICO RECHEADO DE POETAS PERNAMBUCANOS, MUITOS AMIGOS DE MIRÓ E DO CLARIÔ QUE VIERAM PRESTIGIAR O ENCONTRO.
A APRESENTAÇÃO CELEBROU TAMBÉM A ESTRÉIA DO NOVO TRIO DE MÚSICOS QUE, COM MUITA RAÇA TALENTO, PREPARAM EM POUQUÍSSIMO TEMPO,  A TRILHA DO "URUBÚ":  (AGNALDO NICOLETI, KLAUSS VERNET E PEDRO PABLO QUINONES).
A FESTA COMEÇOU ANTES DA PEÇA. COM  MIRÓ, ALI MESMO NA CALÇADA DO ESPAÇO CLARIÔ, DERRAMANDO SEUS DITOS PARA O PÚBLICO QUE AGUARDAVA A ENTRADA. 

FOI UMA GRANDE NOITE QUE HOMENAGEOU MIRÓ ANTES, DURANTE E DEPOIS DE "URUBÚ COME CARNIÇA E VÔA!" 
CONFIRA AS FOTOS FEITAS POR ROGÉRIO GONZAGA: 
































 















OBRIGADO MIRÓ PELA GENEROSIDADE DE COMPARTILHAR SUA ARTE TÃO INTENSA, NECESSÁRIA
E TUA HISTÓRIA, QUE PRECISA SER CONTADA!

URUBÚ COME CARNIÇA E VÔA!
ESCRITOS CRÔNICOS: MIRÓ DE MURIBECA
DIREÇÃO: MÁRIO PAZINI
ELENCO: 
ALEXANDRE SOUZA
DIEGO AVELINO 
,MARTINHA SOARES 
NALOANA LIMA 
NARUNA COSTA
WASHINGTON GABRIEL
MÚSICOS: 
AGNALDO NICOLETTI (VIOLA CAIPIRA)
KLAUS VERNET (VIOLONCELO)
PABLO QUINONES (SAXOFONE)
GIOVANI DI GANZÁ: (VIOLIBECA)
COMPOSIÇÃO E DIREÇÃO MUSICAL : GIOVANI DI GANZÁ E NARUNA COSTA
CENÁRIO: ALEXANDRE SOUZA (JOAO)
FIGURINOS: MARTINHA SOARES
ADEREÇOS : NARUNA COSTA
MAQUIAGEM: NALOANA LIMA
ILUMINAÇÃO: WILL DAMAS
REALIZAÇÃO: GRUPO CLARIÔ DE TEATRO