sexta-feira, 18 de março de 2011

NOSSA GRATIDÃO...

Nós do Grupo Clariô, agradecemos todos os presentes que trecebemos neste mês de março, que ainda está começando...  E também aos que estiveram presentes nos encontros... 

Viva Ao ENGENHO TEATRAL, que proporcionou um confraternização valorosa e necessária na abertura da Mostra "NÓS", entre grupos que tanto dialogam e pouco se vêem. 
Encontro necessário!!!
Obrigada!!! Obrigado!!!

Um Salve aos CONTADORES DE MENTIRA, Trupe de Suzano, que se disponibilizou a vir aqui, em Taboão da Serra, compartilhar os "Temperos Sobre Medéia" com nosso povo, numa troca honesta de quem quer "atravessar" sem perder o caminho de volta!
VIVA!  

Um viva também à EMILCE GONZALEZ, que chegou assim assim da Colômbia, querendo acompanhar, trocar e dividir conosco do Clariô, e acabou fazendo história com agente nos lugares onde passou...
Lançou-nos a idéia de "La Mujér que Queria Ser como Los Pájaros",  falando de sua aldeia, de seu povo ao nosso povo. 
Que bueno!!
Emilce fez amigos e deixou em Taboão da Serra um fio da rede que agora se estende até a "Villa de Leyva" seu lar em Colômbia.
Gracias querida!!!! 
Gracias!!!

Um salve aos OFICINEIROS, MESTRES E PROFESSORES que esta semana iniciaram, com generosidade a troca, oferecendo sua sabedoria aos  que desejam colher de cor - de coração! 
Nosso viva para o Will Damas, Naloana Lima, Allan Da Rosa e Irmãos Guerreiros, João e Diego, Saloma Salomão e Cia Capulanas...
Obrigada... obrigado!

E, finalmente, um Salve à todos que puderam acompanhar esses encontros, que lotaram nossa casa!!!
Nossa gratidão pela compreensão quando o "bicho pegou".. Pela fé!

O Clariô é um "espaço apenas".. que pode ser sim vazio... ôco... insignificante. 
Como pode também, ser um local de referência em Taboão da Serra, 
de encontros, de arte, discussão e produção de pensamento.
Agente é que decide que lugar na história ele ocupará!
É nossa a responsabilidade de fazê-lo vivo ou  morto! 
Digo nossa, não do Grupo Clariô.. Nossa mesmo.. De todos nós que freqüentamos!!
E ele só está vivo, porque estão vivos os que querem deixá-lo de pé... 
mesmo ainda com tanta dificuldade, precariedade, contrariedade... 
Estamos vivos!! 
E toda nossa gratidão ao nosso povo vivo que é!

E Viva! 
Clariô!

domingo, 13 de março de 2011

Atriz Colombiana Emilce Gonzalez apresenta seu espetáculo: "A mulher que queria ser como os pássaros"

Salve família! 
O Grupo Clariô recebeu esta semana, Emilce Gonzalez: uma atriz/ escritora/diretora e dramaturga colombiana, integrante do Teatro Itinerante Del Sol, que ficará conosco até dia 17 de Março, no intuito de trocar experiências teatrais com o grupo. 
De São Paulo, ela irá para Minas Gerais, Bahia e Goiás, continuar sua pesquisa, até que retorne à Colômbia. 
E antes de sua ida, ela irá oferecer à todos que queiram prestigiar, seu espetáculo aqui em nosso ESPAÇO CLARIÔ. 
Será uma única apresentação, dia16 de março (próxima quarta-feira), as 21hs. 
ENTRADA FRANCA! 


Conheça mais sobre Emilce, seu trabalho e o espetáculo:
A MULHER QUE QUERIA SER COMO OS PÁSSAROS
Com atriz/escritora Emilce Gonzalez

Sinopse: 
"A mulher que queria ser como os pássaros" é a encenação do drama que foi baseado na vida de uma artesã de Villa de Leyva: Alieth Ortiz, assim como a vida de inúmeros avós da Villa de Leyva, participantes do projeto Focus na Colômbia.

Neste trabalho aparecem sete personagens de três gerações em um mundo onde o medo é o produto de uma infância violenta, o confinamento das mulheres para se proteger contra esse mundo, o amor sustentado no engano, e, finalmente, os sonhos como asas para traspassar a fronteira de si mesma. 
A peça revela o ser humano no limiar da dor entre liberdade e escravidão. 
"A mulher que queria ser como os pássaros" estreou na "Sala Maloca",  apoiada Ministério da Cultura, em janeiro de 2010 com uma temporada de 10 apresentações, e também completou uma turnê no México, com seis apresentações em quatro estados do centro e sul do país (Chiapas, Yucatan, México e Morelos) e representou a Colômbia no Festival de Teatro Ibero Americano, Mérida, no México. Março de 2010, o festival cultural internacional de Tunja, Setembro de 2010, no Festival Internacional de Mulheres pela Paz encenada em novembro de 2010, no Teatro Nacional Festival Porangatu em Goiás, no Brasil, em novembro de 2010 e, em janeiro de 2011, apresentou no festival Magdalena sem fronteiras III, na cidade de Santa Clara, em Cuba e no teatro na Casa de las Américas, em Havana.
Emilce Gonzalez Ruiz
Atriz e produtora do Teatro Itinerante Del Sol, Colômbia, 
Escritora e diretora de La Fundacion Cultural Ojo de Água
Formada em atuação, dramaturgia e direção na Escola de Biodrama de Teatro Itinerante Del Sol
Aluna de dramaturgia e Direção de Carlos José Reyes, Santiago Garcia e Beatriz Camargo. 


Reseña de la obra
“LA MUJER QUE QUERÍA SER COMO LOS PÁJAROS”
“La mujer que quería ser como los pájaros” es la puesta en escena de la dramaturgia que se basó enla vida de la artesana de Villa de Leyva Alieth Ortiz, así como en la vida de diferentes abuelas de Villa de Leyva, participantes del proyecto Focus en Colombia. En esta obra aparecen siete personajes de tres generaciones en un mundo donde el miedo es el producto de una infancia violentada, el encierro de la mujer como protección contra ese mundo, el amor sostenido en el engaño, y finalmente, los sueños como alas para traspasar las fronteras de sí misma. La obra devela al ser humano en sus umbrales dolorosos entre la libertad y la esclavitud. “La Mujer que Quería Ser Como los Pájaros” se estrenó en La Maloca, sala concertada con el Ministerio de Cultura, en el mes de enero de 2010, con una temporada de 10 funciones; así mismo realizó una gira en México con seis funciones en cuatro Estados del centro y sur de este país (Chiapas, Yucatán, México y Morelos) y ha representado a Colombia en el Festival de Teatro de la Rendija Iberoamérica en Escena, Mérida, México. Marzo de 2010 , en el festival internacional de la cultura de Tunja, septiembre de 2010, en el Festival Internacional de Mujeres en escena por la paz en noviembre de 2010, en el Festival Nacional de Teatro de Porangantu en Goias- Brasil en noviembre de 2010 y en enero de 2011 se presento en el festival Magdalena sin fronteras III en la ciudad de santa Clara en Cuba y dentro de la programaciòn teatral de de Casa de las americas en la Habana.

dia 16 de março - Quarta-feira - as 21hs 
ENTRADA FRANCA 
no ESPAÇO CLARIÔ: R. Sta Luzia, 96 - Jd. Sta Luzia
informações: 11 9995 5416 - 11 9621 6892