quinta-feira, 31 de outubro de 2013

V MOSTRA DE TEATRO DO GUETO - DE 04 A 11 DE NOVEMBRO DE 2013 - GRATIS!



Teimosia, resistência e parceria! Esses são os temas da Mostra de Teatro do gueto, que neste ano não teve apoio do poder público, nem do poder privado para sua realização. Mas dada a importância de continuidade de projetos como este em nossa quebrada, e por teimosia mesmo, nós não Deixamos de fazer! A MTG acontece desde 2009 e inúmeros coletivos brasileiros já passaram por aqui, dialogando e aprofundando questões sobre produções teatrais elaboradas ou apresentadas fora do eixo cultural.

Neste ano contamos com a presença, mais que generosa, dos artistas: “Laurinha Guimarães” com a contação “Sopa de Pedras, Pedrinho o Detetive”, a TRUPE LONA PRETA com:
O Perrengue” e “O Concerto da Lona Preta”. A BRAVA Cia com seu mais novo exercício cênico sobre a obra de Reinaldo Maya: “Julio e Aderaldo”. A contação de histórias: “Palavra Portuguesa” de NILCÉIA VICENTE” e FELIPE GOMES. E tem também o solo “Fantina” de “ELAINE WEINFURTER, a Cia PIPA POESIA vem trazer “Entre o Amor e o Corpo”. O Grupo TAPA, com mais de 30 anos de história no teatro brasileiro, traz o solo de ZÉCARLOS MACHADO: “Brincando com Sanduíches”. O “Grupo QUERERES chega junto com:
Mas... Ele me ama!”. E, para encerrar: “SARAU DO BINHO”, que terá a apresentação da CIA BASALTO com “Carne Seca não dá Sopa”, o lançamento do livro: "ACORDE UM VERSO" de MICHEL YAKINI e o som bom da: BANDA NEGO VÉIO.

Bem vindos à V Mostra de Teatro do Gueto. de 04/11 a 11/11/13.
ESPAÇO CLARIÔ DE TEATRO: Contatos/reservas: 11 4701 8401 (11) 99621 6892 www.espacoclario.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO: 
04/11/13 - 2aF - 11h:
LAURINHA GUIMARÃES
SOPA DE PEDRA PEDRINHO O DETETIVE
A Narração de Histórias é uma Arte milenar que há anos envolve crianças e adultos pelo mundo inteiro. A riqueza desta arte se dá pelo fato de propiciar aos ouvintes vivências e experiências únicas, riquíssimas e inesquecíveis. As histórias ensinam, entretêm e fazem o público vivenciar tudo o que é narrado. Além disso, auxiliam no processo do gosto pela leitura, uma vez que nem sempre possuímos contadores à nossa disposição, o que faz brotar em nosso íntimo o desejo de buscarmos novas histórias nos livros.

04/11/13 - 2aF - 15h:
TRUPE DA LONA PRETA:
O CONCERTO DA LO NA PRETA
O Concerto da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços, tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertorio, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.

Classificação: Livre / Duração: 50 minutos

FICHA TÉCNICA: Direção: Sergio Carozzi Elenco: Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado. Figurinos: O Grupo - Produção: Henrique Alonso.

04/11/13 - 2aF - 20h:
A BRAVA COMPANHIA
JULIO E ADERALDO
EXPERIMENTO CÊNICO BRAVA CIA
A Brava Companhia mostra o resultado de um experimento cênico realizado durante processo de montagem de seu novo espetáculo teatral, que tem como eixos de pesquisa o trabalho, a religião e a indústria cultural. Este experimento é uma encenação inspirada no texto de Reinaldo Maia (1952 – 2012): “Júlio e Aderaldo um dia na vida de dois sobreviventes” Uma dupla de artistas de rua (Júlio, o cego e Aderaldo,o guia) entra num bar, local onde se mostra uma seqüência de equívocos, pois o cego pensa estar em um templo religioso. As duas encenações traçam crítica aguda ao ideário neoliberal imposto de maneira branda, amorosa e harmoniosa pela grande máquina do capital. A Brava faz ao mesmo tempo uma demonstração prática de seu enfrentamento teatral em relação aos temas abordados e uma homenagem a Reinaldo Maia, companheiro que, em vida, militou por um teatro crítico, divertido e socialmente engajado.

Classificação: 12 ANOS / Duração: 40 minutos

FICHA TÉCNICA: Texto: Reinaldo Maia Direção :Sérgio Carozzi | Ass.Direção: Rafaela Carneiro Atores/Atrizes: Fábio Resende, Maxwell Raimundo e Rafaela Carneiro|Fotos: Fabio Hirata Edição de vídeos:Fábio Resende e Sérgio Carozzi Cenário/figurinos: Rafaela Carneiro e Sérgio Carozzi Iluminação:Fábio Resende e Henrique Alonso Produção : Henrique Alonso Produção Geral : Kátia Alves Assistente de Produção: Luciana Gabriel Agradecimentos: Folias D`Arte e Farândola Troupe.

05/11- 3aF: 11h e 15h:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:
PALAVRA PORTUGUESA
Sinopse
Uma viagem por contos de Moçambique, Angola, Portugal e Cabo Verde, países que apesar das diferenças geográficas , dos diferentes costumes, crenças e níveis sociais tem em comum
a língua portuguesa. O modo de enxergar a vida ,a relação com a terra, com a natureza entre outros temas estão presentes nesses contos passados de geração em geração.

Classificação: Livre / Duração: 40 minutos

FICHA TÉCNICA:
Concepção, criação e atuação: Nilcéia Vicente e Felipe Gomes Moreira

06/11/13 - 4aF - 20h:
TRUPE LONA PRETA
PERRENGUE DA LONA PRETA
Sinopse:
O “sagrado” direito a propriedade privada, símbolo da cultura oficial, é reinterpretado em “O Perrengue da Lona Preta”, um espetáculo inspirado na tradição circense. Nele os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos pretensamente eternos da ordem vigente.

Classificação: Livre|Duração: 60 minutos


Direção: Sergio Carozzi Com: Joel Carozzi, Sergio Carozzi Produção: Henrique Alonso Figurinos: O Grupo Foto: Iraci Tomiato.

07/11/13 - 5aF - 20h:
ELAINE WEINFURTER
FANTINA
Enquanto espera seu filho, Fantina cozinha batatas e compartilha com o público e com seu Santo Expedito, suas histórias de sobrevivência diária.
O espetáculo lança um olhar poético e sensível aos seres invisíveis de nossa socie- dade e propõe uma crítica e reflexão sobre o tema.

Classificação: 16 / Duração: 50 minutos

ELIANE WEINFURTER : Atuação e Direção 
ANDREA Cavinato: Direção e Preparação Corporal CADU de Souza: Fotos: ERIK Mureno:Produção, Som e Luz RENATA More e ESDRAS Domingos:Texto.

08/11/13 - 6aF - 20h:
TEATRO PIPA POESIA
Entre o amor e o corpo
SINOPSE
Esta é uma performance solo, construída com poemas de Drummond, que tem em seu conteúdo o tema do corpo e do amor. Estes poemas foram trabalhados todos cenicamente e alinhavados de modo que tenham unidade. Mesmo que sejam textos conhecidos, criamos na encenação uma atitude distinta do texto lido ou falado, onde a ação do ator, com uma movimentação cênica expressiva, rompe com o plano vertical da palavra, e traz encantos e delicadezas para o público presente.

Classificação: Livre / Duração: 50 minutos

Ficha técnica
Teatro Pipa Poesia Poemas: Carlos Drummond de Andrade Concepção: Paulo Farah André Direção: Eliane Weinfurter Ator: Paulo Farah André Foto:Fernado Porto e Chico Andere Elementos cênicos: Paulo Farah Andre.

09/11/13 — SÁBADO
GRUPO TAPA (solo de Zécarlos Machado)
BRINCANDO COM SANDUÍCHE
Texto que traz o ator Zécarlos Machado no papel de um simples funcionário do parque, que sob a capa de um pacato homem de família oculta uma vida escabrosa.
* (TAPA:TEATRO AMADOR PRODUÇÕES ARTÍSTICAS foi fundado em 1979 no RJ, é um Grupo liderado pelo diretor Eduardo Tolentino de Araújo, que desenvolve um trabalho rigoroso,essencialmente voltado para um "teatro de dramaturgia" e um indiscutível empenho em investigar os processos de criação através de pesquisa e análise).

Classificação: 16 / Duração: 40 minutos

Ficha Técnica: Autor: Allan Bennett Tradução: Clara Carvalho Direção: Eduardo Tolentino de Araújo Elenco: Zecarlos Machado
Cenário e Figurinos - Lola Tolentino Iluminação - Nelson Ferreira.

10/11— DOMINGO - 20h:
GRUPO QUERERES DE TEATRO
Mas... Ele me ama!
SINOPSE Cenas e diálogos que proporcionam reflexões, ampliação da visão crítica das DSTs/Aids e seus contextos psico- sociais, além de promover o conhecimento das políticas públicas de prevenção e atendimento para esta área da saúde.

Classificação: 14 / Duração: 50 minutos

Ficha técnica:
Elenco: Sofia Serafim, Marcelo Souza, Julia Moraes Karen Furbino, Taynã Luz, Renan Marangoni Washington Gabriel Direção: Marcelo Peixoto Cenario, figurino e adereços: Karen Furbino Texto: Quereres.

11/11/13 - 2aF - 21H (LIVRE):
E encerramos a V MOSTRA DE TEATRO DO GUETO com o SARAU DO BINHO, que será aberto com a apresentação da CIA BASALTO, trazendo cenas do espetáculo:
CARNE SECA NÃO DA SOPA” RELEASE: De uma imagem surgiu o improviso, e do improviso uma ques- tão : O ser humano é de fato racional, quando o assunto é a fome? Até onde somos capazes de ir, para poder sobreviver? "Carne Seca não dá Sopa" trata-se da seca sertaneja, que atinge nosso país, e narra uma história que nos faz refle- tir sobre qual é o real conceito de Humano.
FICHA TÉCNICA: Texto: Dramaturgia coletiva / Direção: Renato Al- meida / Elenco: Jean Santana, Adriana Miranda, Thaise Reis e Leninha Basi/ Composição Musical: Jean Santana/Contra-regra: Gilvan Olimpio. 
DURAÇÃO : 20 min.

O Sarau segue com o lançamento do livro de MICHEL YAKINI: “ACORDE UM VERSO"


e o som bom da BANDA NEGOVÉIO:

“A Banda Nego Veio surge do grande caldo cultural da zona sul de São Paulo. Para fazer jus ao nome, a BANDA vem com uma gama de músicos competentes oriundos de varias vertentes da musica como Rap, Soul, Reegae, entre outros mas, tudo absolutamente bem costurada pela musica brasileira. É uma banda base onde serve de plataforma para varias m ́cs do Projeto Mulheres Periféricas Cantam, desenvolvido em forma de CD pela União Popular de Mulheres em 2009 com parceria com o Projeto Vai da Secretaria Municipal de São Paulo.” 
FICHA: BATERIA: MÁRIO BIBIANO - CONTRABAIXO : CLAUDIO OLIVEIRA - GUITARRA: PETER ROJAS - TECLADO: ESTEVÃO SILVA- PERCUSSÃO: IBERLON CRUZ CANTORAS: NEGRA SANDRA - CECÍLIA NASCIMENTO - DRICA RIZZO - FERNANDA COIMBRA.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

56º QUINTASOITO - ALÉM DO SOM E AMOR E SOM

56º QUINTASOITO - ALÉM DO SOM E AMOR E SOM

Nesta quinta-feira esses encantadores grupos de canto coral de senhores e senhoras irão se apresentar no Espaço Clariô!!!
 Começa às 20h com caldo e entrada franca!!!

I M P E R D Í V E L!!!
Bóra Chegar??


ESPAÇO CLARIÔ
56º QUINTASOITO - ALÉM DO SOM E AMOR E SOM
Dia 31/10 às 20h
Endereço: Rua Santa Luzia, 96 - Taboão da Serra 
Fone: 4701-8401
www.espacoclario.blogspot.com.br