sábado, 31 de agosto de 2013

CLARIANAS fazem show "GIRANDÊRA" no SESC CAMPINAS!

CLARIANAS ENCERRAM A PROGRAMAÇÃO "JEITINHO BRASILEIRO" DO SESC CAMPINAS, NESTE DOMINGO (01/09), AS 16H30. 

***
Especial "Jeitinho Brasileiro" do Sesc Campinas termina neste fim de semana

Programação na sexta (30), sábado (31) e domingo (1º) inclui espetáculos musicais, dança, teatro e contação de história
O Sesc Campinas encerra neste fim de semanaa programação especial "Jeitinho Brasileiro", projeto realizado durante todo mês de agosto na unidade.


Expressão das mais marcantes do nosso povo, normalmente esse tal 'jeitinho' é interpretado de forma negativa, mas a expressão revela nossa aptidão ao diálogo e nossa capacidade de agir e inventar diante de situações adversas. A tradição cultural brasileira mostra que somos multiculturais desde o nascimento: incorporamos, ao nosso modo, danças cristãs, mitos ameríndios, religiosidades africanas, palavras árabes e muitos outros elementos de lugares tão distantes quanto presentes em nosso cotidiano.

Entre as últimas apresentações, nesta sexta-feira (30), às 20h, está programado o espetáculo de dança “Sapatos Brancos”, com o Núcleo Artístico Luis Ferron, trazendo a beleza da dança do mestre-sala e da porta-bandeira durante os desfiles de Carnaval. A coreografia investiga temas ligados às tradições do carnaval paulistano: as escolas de samba e, em especial, o gestual nobre do casal de dançarinos. O espetáculo explora a riqueza dos movimentos, as tradições, o sincretismo e a história de uma das mais expressivas festas populares brasileiras.
Já no sábado (31), a programação começa às 14h com a contação de história “Uma História Puxa a Outra”, com Samuel Quintans e Paula Negrão. Já às 16h, as crianças poderão acompanhar o teatro mamulengo “A Fazenda do Coronel Mané Pacarú”. Com 50 anos dedicados ao mamulengo, José Lopes da Silva Filho é artesão, artista e militante do mamulengo. Teve por influência os tios Chico e Zé, que também brincavam e o levavam para assistir a todas as apresentações nas redondezas onde moravam.
No domingo (1), às 11h30, o projeto “Música para Crianças” traz o espetáculo "Canções e Brinquedos Roceiros" com a Cia Tempo de Brincar. A apresentação se inspira no universo da Cultura Popular Brasileira retratando as festas tradicionais, os mitos e ritmos musicais brasileiros, além dos adereços, bonecos e mamulengos utilizados nessas manifestações.

E, encerrando a programação, o Grupo CLARIANAS  canta "GIRANDÊRA", às 16h30.
O show tem como mote principal a investigação da voz da mulher "ancestral" na música popular do Brasil, a partir do contexto da música "natural", de tradição popular, evoca cantos caboclos de matriz áfrica-nordestina-indígena-periférica de diversas comunidades brasileiras.

Serviço:

Últimas apresentações do projeto "Jeitinho Brasileiro"
Local: Sesc Campinas. R. Dom José I, 270 / 333, bairro Bonfim – Campinas. (19) 3737-1500
Data: 30 e 31 de agosto e 1º de setembro
Entrada: gratuita

Até Clarear!


Inexplicável o que aconteceu na 
FESTA DE 8º ANO DO ESPAÇO CLARIÔ! 
A noite mais parecia um milagre. Uma benção..
A brasa foi ficando cada vez mais acesa e ave! 
Coisa divina mesmo. Sem explicação..
E só foi preciso a chegança de amigos, artistas guerreiros, que sabem o valor que tem todos os anos deste terreiro! 
Não tem como agradecer essa VIRADA. 
Tantas Homenagens... 
FOI MÁGICO. MILAGROSO. E VIVA !!!

A QUEBRADA ESTÁ INTEIRA DE CULTURA.
SEM FALTAR NENHUM PEDAÇO. 
fica a dica.

EVOÉ!
Parabéns Clariô à teimosia!

Temporada de "TRAPPOLA [O INOCENTE] encerra neste final de semana.

Domingo  (dia 01/09) encerra a temporada do coletivo "A Palavra e o Gesto". 
veja o artigo de Williana LAscalela - Jornal Taboão em Foco.


Peça Trappola (O Inocente) estreia em curta temporada em Taboão da Serra

Por Williana Lascaleia, na região central
Peça TrapollaEstreou nesta quinta-feira, dia 22, o espetáculo Trappola (O inocente) de Sérgio Jockymann, do Coletivo de Teatro A palavra e o Gesto, da Cooperativa Paulista de Teatro, no Espaço Clariô, no centro de Taboão da Serra.
A peça se passa durante o regime fascista de Mussolini e conta à história de Luigi (Alexandre Mattos), um contador que não entende nada de política e que é preso. Na prisão encontra Pietro (Celso Cardoso), um professor liberal e Gino (Ney Rodrigues), um comerciante fascista. Durante todo o tempo Luigi tenta sobreviver aos horrores da prisão, sob a lógica política, que ele desconhece.
O Clariô cedeu o espaço para construção da peça. E para o diretor Will Damas e o ator Celso Cardoso essa atitude foi de total importância para que o espetáculo acontecesse. A peça privilegia a palavra e é um trabalho realizado entre amigos.
“É um processo longo, que tem uma historia de amizade longa. O Ney apresentou o texto e procuramos amigos para fazerem os personagens. E encontramos no Clariô àqueles amigos generosos que nos ajudaram. Foi muito importante o apoio do Clariô que é aconchegante em todos os sentidos”, diz Cardoso.
Além do texto fantástico, o que chama a atenção é o cenário onde o público faz parte dele. Vale, muito, a pena conferir!
SERVIÇO
Temporada de 22 de agosto a 01 de setembro de 2013
Quintas e sábados: 20h30min
Domingos: 19h
Recomendado para maiores de 16 anos
Duração: 80 minutos
Espaço Clariô – Rua Santa Luzia, 96 – Taboão da Serra – próximo ao Hospital Family

terça-feira, 27 de agosto de 2013

"CLARIANAS participam da "HIP-HÓPERA BRASILEIRIA - ORFEU MESTIÇO" - HOJE (27/08/13) - no Auditório do Ibirapuera!!

CLARIANAS, JAIR RODRIGUES, 
ILÚ OBÁ DE MIM, JUSSARA MARÇAL E KIKO DINUCCI
São os convidados do NÚCLEO BARTOLOMEU DE DEPOIMENTOS, 
para a apresentação de  "ORFEU MESTIÇO - UMA HIP-HÓPERA BRASILEIRA". 
Na abertura do Encontro ESTÉTICAS DA PERIFERIA.
GRUPO CLARIÔ DE TEATRO
WWW.ESPACOCLARIO.BLOGSPOT.COM