quinta-feira, 24 de março de 2011

30º QUINTASOITO - MULHERES - NESTA QUINTA FEIRA - AS 20HS - NO ESPAÇO CLARIÔ

30º QUINTASOITO
M U L H E R E S
 Este mês o quintasoito será em homenagem as mulheres!
Conheceremos artistas de vários segmentos, que fazem diferença em nossa quebrada!
Claro que um único quintasoito não dá conta de falar de todas as mulheres que estão pincelandos seus ditos e feitos no quadro da periferia...
Mas, convidamos algumas para representar e celebrar essas mulheres de nossos guetos!
Artes Plásticas
RENATA FELINTO
Artista plástica desde a sua adolescência, graduou-se em Artes Plásticas e desenvolveu dissertação de Mestrado em Artes Visuais pela UNESP sob o tema da arte contemporânea produzida por artistas negros e de sua pesquisa “Re-Existindo”. Atua na área de educação patrimonial em museus e instituições culturais desde 2000. Trabalhou no Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil desde a sua inauguração ocupando cargos de educadora, consultora de artes e de coordenadora. Já publicou diversos artigos, ministrou cursos, organizou exposições e encontros focando questões sobre a arte, educação e etnicidade, dentre os quais podem ser destacados a coordenação e autoria juntamente com outros autores da Coleção Civilização Brasileira – Cultura Afro – Volume 1 e 2, Editora DCL, 2011, e Projeto “Vivenciar”, Livro do aluno – segmento Cultura Afro Fundamental 1e 2, Editora DCL, 2009. Atualmente atua como educadora e pesquisadora em projetos culturais, sociais e educacionais como o “Embu com Artes” (Instituto Sidarta e IMPAES) e a revista “O Menelick 2. Ato” (Conselho Editorial, Editora Mandela Crew), além de desenvolver seus trabalhos como artista plástica cuja pesquisa atual se chama “Afro Retratos, ”e as pesquisas preparatórias para a realização do exame de doutorado.

 TEATRO 
Atriz e escritora Raquel Nogueira (Suzano) 
Azul e Amarelo ou Porque eu Estou Falando Essas CoisasAzul e Amarelo fala do instante do pensamento que descobrimos que estamos pensando sobre tudo. Um instante infinito, ilimitado que tem sua limitação no tempo físico pois o tempo de nossa mente vai além da compreensão.
Um texto que mostra as ligações de uma vida, de como essas ligações acontecem  ao longo do tempo que mesmo distantes estão conectados pelo fato de fazer parte de uma única vida, uma única existência.

 DANÇA
Intervenção: SERIA UM SOLO + GRITOS EM ESPIRAL
Intérprete Criadora: Luciane Ramos
Vocal e outras presenças: Danielle Almeida
Duração: 10minutos aproximadamente 

POESIA: 
RAQUEL ALMEIDA
Raquel Almeida, escritora, arte – educadora e produtora cultural. Co-fundadora do Coletivo literário Elo da Corrente. Grupo que atua no bairro de Pirituba, desde 2007, no movimento de literatura periférica, realizando um sarau semanal e mantendo uma biblioteca comunitária nessa comunidade. Além disso, o coletivo realiza oficinas e recitais em escolas, centros culturais, universidades e espaços públicos de diversas regiões. Coordena o selo editorial Elo da Corrente Edições, publicando autores independentes. Co-fundadora do Coletivo Cultural “Esperança Garcia”, formado por mulheres que desenvolvem ações culturais nos saraus das periferias de São Paulo. O grupo promove discussões que refletem o papel da mulher negra e periférica na literatura e outras vertentes artísticas. Obra individual: Duas Gerações Sobrevivendo no Gueto (contos, poesias e crônicas), 2008, co-autora Soninha MAZO – Elo da Corrente Edições. Co-organizadora (com Michel da Silva) da Antologia Sarau Elo da Corrente –Prosa e Poesia Periférica, 2008 Elo da Corrente Edições.Participou de diversas antologias como: Cadernos Negros 30, Negrafias I e II, Pelas Periferias do Brasil II e Antologia Sarau Poesia na Brasa I e II.


M Ú S I C A: 
Compositora, Poetisa e Escritora, que a mais de vinte anos vem cantando e contando a cultura popular. 
Participou do CD "MULHERES PERIFÉRICAS CANTAM"
Produzido pela Casa Da Mulher e Da Criança em 2010,
Gravando a Faixa "SAMBA CAMARADA"'
de sua autoria.

TUDO ISSO E MAIS O CALDO DE SEMPRE, NO CALOROSO ENCONTRO QUE ACONTECERÁ NESTA QUINTA FEIRA, DIA 31 DE MARÇO, as 20h, NO ESPAÇO CLARIÔ, EM
 HOMENAGEM AS MULHERES!!!

BÓRACHEGÁ!

domingo, 20 de março de 2011

24º QUINTASOITO - GRUPO DE CAPOEIRA DE ANGOLA IRMÀOS GUERREIROS - UMA AULA!!!


Mesmo o Espaço Clariô estando em reforma, o Quintasoito não parou!
No mês de julho de 2010, o encontro foi realizado no BAR DO BINHO, e tivemos como convidado o
GRUPO DE CAPOEIRA DE ANGOLA IRMÃOS GUERREIROS
ministrado pelo MESTRE MARROM em Taboão da Serra!

Uma verdadeira aula de Capoeira de Angola!! 

Taí o vídeo do encontro, para rememorar-mos!
E Viva!!
E antes, de mais tudo, só lembrando que as inscrições para a aula de Capoeira de Angola no Espaço ClariÔ continuam abertas, bem como as outras oficinas..
E..
DIA 31 DE MARÇO, O 30ºQUINTASOITO NO ESPAÇO CLARIÔ,
SERÁ EM HOMENAGEM AS MULHERES!!!

Agora sim.. 
DE-LI-CI-EM-SE: