terça-feira, 26 de abril de 2011

31º QUINTASOITO CORDEL - PRÓXIMA QUINTA FEIRA - DIA 28 DE ABRIL AS 20HS !!!!!

Vixe nossa! Que este mês o 31º QUINTASOITO homenageia a LITERATURA DE CORDEl, convidando à papear, artistas dessa grande manifestação nordestina que tanto nos diz e pede respeito! 
Quem quiser, é só chegar, tem XILOGRAVURA, LITERATURA, MÚSICA, PAPO e SOPA pra esquentar de REPENTE o friosinho que chegou... 
Bóra gente, não paga nada!

 E aí, alguns dos que vem com a gente: 
TIN TIN ALVES
Tin tin Alves:Um mineiro inquieto, o seu ouvir e se fazer ouvir em verso e prosa
Acostumado com a literatura desde a infância, Nilton Francisco Alves – o Tin Tin, cresceu numa família de doze irmãos em Fronteiras do Vale em Minas Gerais.  Casado, pai de quatro filhas e avô de 9 netos, vive em São Paulo há 36 anos. Por aqui já foi peão de fabrica e artesão, em Minas trabalhou no comercio local e no Pará plantou café, cacau e pimenta do reino. Hoje graduado em letras e pós-graduado em literatura pela Puc, escreve no Correio Embuense periodicamente. 
Dono de uma extraordinária memória, Tin Tin sabe de cabo a rabo inúmeros cordéis que leu ainda garoto. Ele conta que há uns três anos pode conferir o livreto de um cordel que há décadas guardava apenas na memória.  E essa memória se explica ao se perceber como as letras faziam parte do garoto Tin Tin. Ainda pequeno conta que ouvia os cordéis com os demais moradores de Fronteiras do Vale e, claro, guardava inúmeras estrofes. E, acrescenta, “tinha o tio Manoel Gato, ele era trovador, e me encantava ouvir suas historias musicadas". "Ele Foi de grande importância”, finaliza.Conhecedor profundo do cordel, Tin Tin afirma que o cordel foi o protagonista na divulgação pelo nordeste de informa ções sobre acontecimentos importantes como a Guerra de Canudos, a queda do Império, e também a Primeira Grande Guerra Mundial. E afirma que mesmo nos dias de hoje, marcados pela forte presença da tecnologia, "o cordel acha seu espaço e se mantém vivo". 

 NANDO CORDEL
NANDO CORDEL (Fernando Antônio Soares dos Santos)
nasceu em Natal-RN, aos 5 de novembro de 1962. 
Filhode Manoel Soares dos Santos e Cleonice Soares dos Santos. 
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor de Sociologia, engajado nas lutas sociais. 
Reside em São Paulo onde tem usado a poesia de cordel como instrumento na
construção de uma sociedade sem explora do e exploradores.
Pela Editora Luzeiro publicou 
A turbulência econômica; 
Primeiro de Maio: Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores; 
Assédio moral é crime;
Educação não é mercadoria e 
A arte de lutar. 
Tem outros trabalhos lançados pela Casa do Cordel de Natal.

DAPHNE CRISTINA
DAPHNE CRISTINA é formada artista plástica e arte educadora. Curiosa e experimentadora, admira e muito aprende com o universo das manifestações culturais populares. Trabalha com bonecos, cenografia, figurino, meio ambiente, música, poesia, direitos humanos, dança, teatro, instalação, culinária e todo tipo de produção coletiva. Aprecia a rua, suas brincadeiras e seus espaços vazios sempre convidativos à criação.
Em gravura conheceu primeiro a XILO, e com ela mergulhou em uma das mais ricas expressões artísticas brasileiras. Simples em seu fazer e na obtenção de seus recursos, a XILOGRAVURA permite sofisticados jogos de contrastes e formas, fluidez e impacto. Uma arte popular por excelência que desde nossas origens ornamenta milhares de folhetos de histórias fantásticas, criados e distribuídos pelas ruas, praças e locais onde as pessoas se encontram, sempre de mão em mão, sempre através do encantamento, do riso, da provocação.

e também e também...

Wedson Oliveira Silva, também conhecido por CARURÚ é soteropolitano da suburbana, nascido no dia 13 de fevereiro de 1981, cordelista, compositor, artesão e diretor de imprensa e divulgação da ONG Verdearte com sede em São Félix-BA, propõe por meio de suas poesias conscientizar seu público da importância de preservar os recursos naturais e expor seu trabalho engajado nos problemas socioambientais atuais.


JOSA GONZAGA
Gonzaga da Silva tem organizado inúmeros festivais de repentistas.
Também tem algumas faixas nos CDs de grandes REPENTISTAS. 
Promove cantorias de repente, e costuma escrever alguns poemas e sonetos. 
Tem várias estrofes em livros de alguns poetas e procura esta sempre integrado no meio da poesia em geral.

Além do artista plástico e xilogravurista JOSÉ D'LUCENA, de Embú das Artes e, se tudo der certo, o GASPAR da Banda Z'ÁFRICA BRAZIL, que está lançando um livro sobre o tema, e pretende comparecer pra trocar com agente!!
E viva!

É Nesta Quinta-feira, dia 28 de maio, as 20hs no ESPAÇO CLARIÔ!
Entra e sopa grátis!!!