terça-feira, 14 de maio de 2013

TEATRO INFANTIL "A MENINA LIA" - SÁBADO - NO ESPAÇO CLARIÔ!




Simbóra trazer as crianças pro CLARIÔ, neste sábado (18/05), para assistir o infantil: 
A MENINA LIA da CIA. DO FUBÁ!
É DE GRAÇA!
A maior diversão de Lia é passar horas e horas na biblioteca, lendo livros e mais livros – para desgosto de seus pais, que ficariam mais felizes se ela assistisse TV, “como toda boa criança”. Um dia, a menina encontra o livro Matilda, que fala sobre uma garota exatamente como ela. Esse é o mote do espetáculo infantil A MENINA LIA.

Com dramaturgia e direção de Fernanda Gama, a montagem, livremente inspirada no livro Matilda, de Roald Dahl, mesmo autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate, fala sobre a importância da leitura e da imaginação na vida de todos. Segundo espetáculo da Cia. do Fubá, o primeiro foi Que Aconteceu com Vô Quim?, A MENINA LIA foi contemplado pelo 16º Cultura Inglesa Festival, está indicado ao Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro na categoria trabalho para plateia infanto-juvenil e traz no elenco os atores Bia Campos, Bruno Gavranic, Maria Tuca Fanchin e Leonardo Devitto.

Para a diretora e autora Fernanda Gama, a peça surgiu do desejo da Cia. em dizer às crianças que ler é muito mais que uma tarefa chata que nos mandam cumprir na escola. “Tivemos acesso a algumas pesquisas que apontam que muitos jovens ficam meses sem ler livros, só tendo contato com a palavra escrita através de mensagens de texto, e-mails e redes sociais. Em um contexto como esse, é importante relembrar que livros são objetos valiosos, que exercitam nossa imaginação e ensinam importantes lições. Mais que isso, é preciso convidar as crianças a um exercício de imaginação”, explica ela.
Sem poderes mágicos

O galês Roald Dahl é um dos grandes contadores de histórias infantis do século 20. Conhecido como autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Dahl publicou em 1988, dois anos antes de morrer, um pequeno clássico: Matilda, história de uma menina superdotada que, por ironia do destino, nasce numa família que não demonstra o menor apreço por educação, livros e princípios éticos. 

Para desgosto dos pais, cujo único passatempo era ver TV, a pequena heroína se alfabetiza sozinha e, ainda pequena, devora até mesmo clássicos da literatura adulta. Ao ingressar na escola, a menina vai encontrar, de um lado, a compreensão e o afeto de uma professora, e de outro, o autoritarismo da diretora do colégio, que adora humilhar crianças. No confronto com a tirania dos pais e da diretora, Matilda apronta mil travessuras e se descobre dona de poderes que vão bem além de sua inteligência.

O espetáculo A MENINA LIA relata a história de uma outra garota inteligente e incompreendida pelos pais. Solitária, Lia só encontra refúgio na literatura. E é justamente ao conhecer o livro Matilda que Lia descobre que sua vida pode mudar para melhor. Para isso, no entanto, será preciso superar um obstáculo: diferentemente da personagem de Roald Dahl, a menina não possui nenhum poder extraordinário, e terá de usar a cabeça para chegar a seu final feliz.
Segundo Fernanda, a montagem é uma peça dentro de outra peça, já que usa da metalinguagem. “Lia se inspira na personagem do livro Matilda, para resolver seus problemas”, conta a diretora. 
Cenário é inspirado em obra de artista plástico

Em A MENINA LIA, a narração é utilizada todo o tempo, e todas as traquitanas e efeitos são executados aos olhos do público, das trocas de cenário à troca de roupas dos atores. Com um visual colorido, a peça traz muitas referências ao universo da Inglaterra, da música ao figurino, que utiliza casacos, galochas e muito xadrez. 
Os quatro atores dão vida a nove personagens diferentes e bem caricatos, com exceção de Lia e sua professora, que são mais humanos. “Usamos um pouco do bom humor negro inglês, além de uma inversão de valores, como os pais que querem que a filha veja TV e jogue videogame”, diz Fernanda.
O cenário, formado por estantes coloridas, em cujas prateleiras se vê um quebra cabeça de livros, revelando figuras e objetos, é inspirado na obra do artista plástico norte-americano Mike Stilkey. “Os livros se transformam em tudo que quisermos, como gravador, gato, sofá e mesa, nos levando para um mundo em que não há limites para a imaginação”, diverte-se a diretora.

A MENINA LIA – FICHA TÉCNICA: 
Dramaturgia e Direção – Fernanda Gama. Elenco – Bia Campos, Bruno Gavranic, Leonardo Devitto e Maria Tuca Fanchin. Direção de Arte – Antônio Vanfill. Desenho de Luz – Luciano Ferreira Alves. Operação de Som - Ruba Ruy Borba. Duração – 60 minutos. Espetáculo recomendável para maiores de 5 anos.

A MENINA LIA - teatro infantil
SÁBADO - 18 DE MAIO DE 2013 - 15HS
LOCAL: ESPAÇO CLARIÔ: 
Rua Santa Luzia, 96 - Vila Santa Luzia , Taboão da Serra - SP
11 4701 8401 / 11 9 9621 6892 (vivo)
ENTRADA FRANCA!