quarta-feira, 29 de outubro de 2014

66º QUINTASOITO - FREVO!!! com ALISSON LOPES

E o 66º QUINTASOITO tem a alegria de convida-los para prestigiar: 

O FREVO – Ele não convida, arrasta!


Espetáculo do bailarino pernambucano, ALISSON LOPES.

O ESPETÁCULO: 
Tendo como ponto de partida a capoeira e o frevo, o Espetáculo Solo mostra uma releitura sobre um olhar contemporâneo dessas manifestações tão popularmente executadas no Brasil, principalmente em Pernambuco. Uma forte característica do frevo é a liberdade proporcionada ao bailarino, que pode improvisar e criar novas formas por meio de seu corpo. 


A coreografia é baseada na história do Frevo, em que, antigamente oscapoeiristas vinham na frente das bandas que tocavam maxixe e dobrado durante os carnavais do Recife. Esses capoeiristas eram usados para amenizar a rivalidade de uma banda contra a outra, fazendo uso dos golpes de Capoeira. Com o passar do tempo, a musica foi ficando mais rápida. E a partir daí, surgiram os passos de Frevo. Então, todos a postos, pois o Frevo não convida, arrasta.
O BAILARINO: 
ALISSON LOPES Iniciou seus estudos em dança aos 14 anos em Recife/PE com danças brasileiras. Em meados de 2004, ingressou em um projeto de formação em dança contemporânea e clássica pelo Grupo Experimental. Desde então, sempre querendo aprofundar-se cada vez mais seus conhecimentos na dança, fazendo cursos com os principais nomes da dança contemporânea como: Monica Lira e Luiz Roberto Silva (Grupo Experimental), Dielson Pessoal (bailarino interprete da Cia. Debora Colker e premiado pela critica de São Paulo como melhor bailarino de 2009), Henrique Lima (Balé da Cidade de São Paulo), entre outros. Só então no começo de 2010 entrou para o quadro de professores da Escola Municipal de Frevo do Recife onde também atuou como bailarino da Cia. de Dança. Também atuou como bailarino do Perna de Palco Grupo de Dança, que divulga a cultura popular por todo Estado de Pernambuco que tem como parceiro o Sagrama.


Em 2010 e 2011 participou do Concurso de Passista promovido pela Prefeitura do Recife, em que
teve como principais títulos: vice-campeão em 2010 e campeão em 2011, ainda nesse ano participou da Abertura do Carnaval de Olinda no espetáculo Fervo dirigido por Maria Paula Costa Rego. Integrou o corpo de baile da Cia. Veneza Brasileira, grupo que juntamente com a Spok Frevo Orquestra, hoje uma das maiores representante da musica brasileiras.
Ainda no universo das danças brasileiras, em 2011 recebeu um convite para participar do 1º
Festival de Brincantes, do Instituto Brincante, em São Paulo, que tem como presidente Antônio Nobrega. Também em 2011 foi finalista de um famoso programa de Tv (Se ela dança eu danço), no SBT. Em seguida, recebeu um convite para atuar com bailarino e coreógrafo do longa metragem Brincante, filme que retrata a vida do multiartista Nóbrega, com direção de Walter Carvalho. Em 2012, atuou como coreógrafo e bailarino no espetáculo Dias de Lua, espetáculo contemplado com o prêmio Funart. Em 2012, tornou-se bailarino da Cia. Antônio Nóbrega de Dança, fundada pelo Nóbrega com o incentivo da Petrobras.
Em 2013, ministrou oficinas de danças brasileiras em Portugal e Espanha. No final do mesmo ano,
participou da 1ª Edição do Encult Festival Internacional de Dança de Taubaté, sendo contemplado com duas premiações: melhor solo e melhor bailarino.

66º QUINTASOITO 
dia 30 de outubro - quinta feira - 20h 
ENTRADA FRANCA!
ESPAÇO CLARIÔ 
Rua Santa Luzia, 96 - Vila Santa Luzia - 
Taboão da Serra - SP
11 4701 8401