terça-feira, 10 de janeiro de 2012

"Pretices em Cena: Teatralidades, Consciência e Expressão Negra".

Salve família, feliz 2012! 


Iniciamos as atividades do ano com o curso:  "PRETICES EM CENA - TEATRALIDADES, CONSCIÊNCIA E EXPRESSÃO NEGRA". 
É uma iniciativa da EDIÇÕES TORÓ que vem junto com o  GRUPO CLARIÔ, propor essa investigação. 


Segue abaixo as informações sobre o curso, que é gratuito. 


Ea, positividade.


Teatro Clariô e Edições Toró convidam para o curso curso “PRETICES EM CENA: TEATRALIDADES, CONSCIÊNCIA E EXPRESSÃO NEGRA”.
Inscrições entre 09/01 e 19/01, no sítio das Edições Toró: www.edicoestoro.net  
--
PROGRAMA:
21/01: “Kwuango, Congo, Congado: Tradição e Perfomance Centro- Africana no Sudeste do Brasil”, com Salloma Salomão (Professor da Fundação Santo André, Músico, Pesquisador das Diásporas Africanas e Produtor Cultural)

28/01: “Dramaturgias e Preparação de Atores no Teatro Experimental do Negro (TEN)”, com Daniela Rosa (Cientista Social, Doutoranda pela Unicamp) e Mário Augusto Medeiros (Sociólogo, Pesquisador de Literatura Negra Brasileira)

04/02: “Elinga: Teatro Contemporâneo em Angola”, com Christian Moura (Ator, Historiador e Professor da Uniban)

11/02: “Brasiliana: De Dissidentes do TEN ao Show Folclórico - Reinvenção e Convenção na Dança Negra Brasileira”, com Fernando Ferraz (Dançarino, Mestrando pela UNESP, Historiador)

25/02: “Palhaços da Cara Preta”, com André Bueno (Linguista, Músico e Pesquisador de Cantos Afro-brasileiros. Integrante do Bumba-meu-boi maranhense em São Paulo)
---

Quais as tranças e desvios entre ritual e cena, performances e palco na história afro-brasileira? Como as funduras de personagens, montagens e textos teatrais anunciaram, rasgaram ou assimilaram os terrores racistas de cá? Em que pé vão as buscas estéticas e políticas no teatro contemporâneo africano hoje? Há namoros entre a dor e a comédia de pintar a cara de preto, nas tantas curvas e contextos desse Brasilzão congadeiro e rapeiro?
Pro saber e o sabor de aprender juntos, este é o 8º curso, 8º pedagoginga realizada pela Edições Toró, agora na aliança com o glorioso Teatro Clariô. Os cursos miram alimentar a Arte-Educação Popular e Afro-brasileira, pesquisando e praticando didáticas em temas tão necessários às nossas quebradas da cabeça e ladeiras das veias, fortalecendo a reflexão e o revide nas beiradas de SP e também contaminando espaços regulares como as escolas oficiais.
Urgência e Dádiva nossa. Inda mais em tempo que “Cultura”, Resistência e Anunciação vão se confundindo facilmente com mais e mais Auto-Marketing, Ações Espetaculares ou com “Enviar-Compartilhar-Curtir” no reino da cadeira e da tendinite.
Axé! Saúde e Continuidade.
Allan da Rosa – Edições Toró, Espaço Clariô
--
Inscrições entre 09/01 e 19/01, no sítio das Edições Toró: www.edicoestoro.net  

Gratuito para até 40 participantes, com distribuição de apostilas e certificados ao final
Sábados entre 21/01/12 e 25/02/12 (exceto 18/02, sábado de carnaval) das 14hs às 17hs30.
No Espaço Clariô- Rua Santa Luzia, 96. Taboão da Serra ((próximo ao Largo do Taboão, ao Hospital Family, ao final da Avenida Francisco Morato e ao começo da Estrada do Campo Limpo)
Apoio: Nós por nós
Agradecimentos: Aos educadores que vem na graça e à comunidade que chega ou oferece atenção.