quarta-feira, 12 de junho de 2013

VITÓRIA DOS ARTISTAS: APROVADO O PROJETO DE LEI PARA O "FUNDO DE CULTURA" E "CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA" EM TABOÃO DA SERRA!


E ontem, 11 de junho de 2013, a história vergonhosa das políticas culturais na cidade de Taboão da Serra começou a ser mudada. 
Por pressão dos cidadãos, coletivos culturais e artistas independentes da cidade, foi aprovado, por unanimidade, o projeto de Lei que garante o FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, a criação do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA e a inclusão do município no Sistema Nacional de Cultura. 
A ação nasceu dentro do F'ORUM PERMANENTE DE CULTURA, que acontece desde fevereiro de 2013, com a participação de inúmeros artistas taboanenses (e não), interessados em lutar por políticas públicas culturais na cidade. Os encontros são  mensais, e acontecem no Espaço Clariô de Teatro. 

A aprovação do projeto foi um primeiro passo muito importante, que contou com o esforço de membros da Secretaria de Cultura e do novo Secretário de Cultura ALI SATI, que tem acompanhado os encontros e mantido um diálogo de respeitado com a classe artística. Vontade política e parceria! Todos na tentativa de construir caminhos possíveis para a cultura na cidade. É por isso que lutamos! 

Agradecemos aqui todos os artistas e parceiros que LOTARAM A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES na noite de ontem, fortalecendo o movimento e mostrando que não somos poucos. Foi fundamental a presença de todos! 
Nossa gratidão também aos vereadores que disseram SIM. Esperamos que a atitude de ontem os convoquem à repensar as estruturas de políticas públicas culturais na cidade.

E por fim, deixamos o convite para os encontros do FORUM PERMANENTE DE CULTURA, que acontecem toda 3ª Segunda-Feira do mês no ESPAÇO CLARIÔ DE TEATRO (R. Santa Luzia, 96 - Taboão da Serra). 
No próximo encontro (17/06), nos debruçaremos sobre a CONFERÊNCIA DE CULTURA, outro passo importante para o novo projeto de cultura na cidade. 
Venham!

Segue abaixo o manifesto lido na Câmara dos Vereadores na noite de 11/06/2013.

MANIFESTO PRÓ SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA 

DE TABOÃO DA SERRA

Senhor presidente, Senhoras Vereadoras, Senhores Vereadores, Senhor Secretário de Cultura, Senhoras Artistas, Senhores Artistas, Senhoras Cidadãs e Senhores Cidadãos de Taboão da Serra: O FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA pede licença para introduzir nosso manifesto pró sistema municipal de cultura, com as palavras do grande poeta, ativista e vizinho SOLANO TRINDADE:
NEM SÓ DE POESIA VIVE O POETA **
“Nem só de poesia vive o poeta

há o “fim do mês”
o agasalho
a farmácia
a pinga
o tempo ruim, com chuva
alguém nos olhando
policialescamente
De vez em quando
um pouco de poesia
uma conta atrasada
um cobrador exigente
um trabalho mal pago
uma fome

(…)
Hoje a lua não é mais dos poetas

Hoje a lua é dos astronautas.”

NEM SÓ DE POESIA VIVE O POETA *

Senhoras e Senhores: somos todos responsáveis pelos destinos da Cultura de e para uma população de mais de 250.000 pessoas! Historicamente, a nossa cidade sempre teve movimentos, manifestações e expressões culturais de grande diversidade e relevância, porém sempre com uma diminuta participação do Poder Público. Quando esta se deu, foi, em geral, de forma pontual e descontinuada. E sempre ao sabor dos ventos de ocasião. Vários coletivos e artistas taboanenses vêm heróica e utopicamente desenvolvendo seus trabalhos durante muitos e muitos anos, com recursos próprios, na maioria das vezes, apesar do Poder Público!
Como diz o poeta PEZÃO, conhecido de todos os presentes:
“As condições precárias de vivência amaldiçoam qualquer existência, no entanto, é ser humano, e isso explica o Samba Enredo dessa gente brasileira”.
Nós resistimos e, à duras penas, escrevemos a história da cultura nesta cidade, ganhamos força e chegamos até aqui.
Estamos reunidos hoje, aqui e agora, para mudar o rumo essa história, re-escrevê-la! E nada mais justo, lógico e pertinente que essa mudança ocorra nesta casa, na Câmara dos Vereadores e Vereadoras, a Casa do Povo, onde a nossa população está representada pelos mais diversos segmentos e tendências.
Conclamamos a todos para que ultrapassem suas diferenças ideológicas e quaisquer outras e aproveitem o lúcido, transparente e honesto diálogo ora estabelecido entre todos os agentes responsáveis por este movimento: Secretaria de Cultura, Câmara dos Vereadores, Governo Municipal, FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA e coletivos das mais diversas manifestações artísticas. Conclamamos a todos, sem exceção, para que remem no mesmo sentido, para alcançarmos, juntos, o outro lado do rio numa travessia que vai nos tirar da margem da barbárie e nos levar ao estado de plena Cultura! A Cultura é, no Brasil de hoje, um direito cidadão e um dever do Poder Público já estabelecido por Leis Federais. Hoje, nesta Casa, podemos e devemos fazer valer esse direito, em nome da nossa cidade e da população que nela vive, através da aprovação da Lei que implanta o Sistema Municipal de Cultura de Taboão da Serra.
O Sistema Municipal de Cultura de Taboão da Serra é um projeto de todos nós, para todos nós.
E demorou pra chegar!
Mas o poeta Binho já diz:
"Não tem problema se o pão é de ontem
Nós também não somos de hoje!"
Num mundo regido pelo mercado, pela mercadoria, num mundo individualista e competitivo onde ter é mais importante que ser, é preciso pensar o papel que cabe a nós, operários da Cultura, e é preciso que os nossos representantes nesta Casa pensem o papel que cabe ao Poder Público para tornar este mundo mais humano.
Ao aprovar a lei que implanta o Sistema Municipal de Cultura em Taboão da Serra, o Poder Público aqui representado pelas senhoras vereadoras e pelos senhores vereadores, estará de fato assumindo seu papel de criar Políticas Públicas para o pleno desenvolvimento de nossa cultura.

A Cultura, como sabemos, é o esteio para a elaboração da identidade de um povo, para a construção da cidadania, do respeito e da dignidade dos seres humanos. Fomentar a Cultura é, além de embelezar o mundo, criar condições para a construção de uma sociedade mais saudável e solidária. Mas fomentar a Cultura é também investir em geração de empregos. 
A Fundação João Pinheiro realizou há alguns anos uma pesquisa que mostrava que o segmento Cultural representava 0,8% da economia brasileira, empregando cerca de 510 mil pessoas, contingente 90% superior ao empregado, na mesma época, pela indústria de equipamentos e material elétrico e eletrônico; 53% superior ao da indústria automobilística e de autopeças; e 78% acima dos serviços de utilidade pública (energia elétrica e distribuição de água). Segundo essa mesma pesquisa, cada milhão investido em Cultura gera 160 empregos diretos e indiretos. Isso significa cinco vezes mais do que na indústria, que gera 30 empregos com esse mesmo milhão.

Assim, sob todos os aspectos, nos cabe avançar na luta pela melhoria de vida da população de nossa cidade, seja no âmbito cultural, seja no de oferta de empregos e suas inúmeras boas conseqüências. Inclusive para tirarmos Taboão da Serra da centésima vigésima posição no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano no Estado de São Paulo.
Contamos com a sensibilidade política das Senhoras Vereadoras e dos Senhores Vereadores, nesta ação suprapartidária, supraideológica, supra interesses individuais ou de pequenos grupos, para a aprovação da Lei que implanta o Sistema Municipal de Cultura, que certamente trará à nossa cidade melhores condições de produção para todos os agentes, produtores e agitadores culturais e, principalmente, para a população taboanense, tão carente de todas as expressões nos seus mais diversos segmentos.
Se todos aqui estão pela Cultura, quem estará contra ela?
Já diz o taboanense Luan:
"Não quero que as grande idéias movam a grande massa
Quero que a grande massa, mova as grandes idéias".
E o que nós queremos Senhoras e Senhores? Queremos o sim de todas e de todos para a implantação do Sistema Municipal de Cultura em Taboão da Serra!
Queremos a implantação do Sistema Municipal de Cultura?
TODOS – Sim!
Queremos a formação do Conselho Municipal de Política Cultural?
TODOS – Sim!
Queremos realizar a Conferência Municipal de Cultura?
TODOS – Sim!
Queremos um Fundo Municipal de Cultura?
TODOS – Sim!
Queremos o pleno funcionamento do Sistema Municipal de Financiamento à Cultura?
TODOS – Sim!
Ouço um novo canto,

Que sai da boca,
de todas as raças,
Com infinidade de ritmos...
Canto que faz dançar,
Todos os corpos,
De formas, 
E coloridos diferentes...
Canto que faz vibrar,
Todas as almas,
De crenças,
E idealismos desiguais...
É o canto da liberdade. - Solano

SILÊNCIO.
Que neste cenário de plenitude democrática cada um cumpra da melhor maneira com o seu papel!
Obrigada.
(PALMAS)

Assinam o presente Manifesto:
FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA
GRUPO CLARIÔ DE TEATRO
GRUPO CLARIANAS
GRUPO DE CULTURA POPULAR CANDEARTE
A FIRMA
SARAU DO BINHO
ASSOCIAÇÃO ARTE E VIDA
ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS DE TABOÃO DA SERRA
TESOL
ALEM DO SOM
ENCENA CIA DE TEATRO
LIBES – LIGA BRASILEIRA DAS ESCOLAS DE SAMBA
BARROS ARTES
GRUPO CUPUAÇU PESQUISA EM DANÇAS BRASILERAS
GRUPO VERSO EM BRISA
GRUPO RAIZARTE
REDE BRASIL DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS
BANDA PRETO SOUL
GRUPO VEJA A LUZ
ALTERNATIVA ARTE
ORIGINAIS DO GUETO
AMOR XAMÃ
U-CLÃN
COLETIVOS MUSICAIS
GRAFITI COM PIPOCA
GRUPO SINÓPSE
TRUPE LONA PRETA
DOUTORAS BESTEROLOGISTAS
ECUS BIPES
CIA A PALAVRA E O GESTO
COOPERIFA
COLETIVO A FEIRA
AGENCIA SOLANO TRINDADE
INSTITUTO TAMBOR
IRMAÕS GUERREIROS
UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA
UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES
ARTISTAS INDEPENDENTES DA CIDADE E REGIÃO.

TABOÃO DA SERRA, 11 DE JUNHO DE 2013.

FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA DE TABOÃO DA SERRA
PRÓXIMO ENCONTRO: 17/06/2013 AS 20H30 
ESPAÇO CLARIÔ DE TEATRO
RUA SANTA LUZIA, 96 - VILA SANTA LUZIA
TABOÃO DA SERRA - SP
 CONTATO: 11 4701 8401 / 11 9 96216892
grupoclario@uol.com.br