sábado, 15 de dezembro de 2012

ARTE EDUCADORES PROTESTAM EM TABOÃO DA SERRA!!!


Arte-educadores podem ficar sem salário em Taboão da Serra

14 de dezembro de 2012
(por: COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO)
A Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra assinou neste ano um convênio de seis meses com a Cáritas São Pedro Apósto para a retomada do programa “Cultura Para Todos” no valor de R$ 1,6 milhão. O programa previa a contratação de 70 professores para ministrarem aulas de artes como teatro, balé, hip-hop, cultura popular, música e circo, além da promoção de espetáculos, shows e oficinas.
No entanto, nos últimos meses a prefeitura de Taboão da Serra não vem repassando o dinheiro à ONG. Como consequência, o salário do mês de outubro só foi pago após pressão dos profissionais envolvidos. De acordo com relatos de arte-educadores, esta semana, o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Domingues, alegou falta de verbas e que, por isso, a prefeitura não repassará a soma necessária para pagar os salários de novembro e dezembro, além da segunda parcela do 13º.
As atividades do projeto seguem até dia 21 de dezembro mas os profissionais envolvidos temem não receber. “Como é fim de mandato, a gente teme que esta dívida fique para a próxima prefeitura ou que a gente tenha de entrar numa questão judicial com a ONG, afinal de contas, o nosso contrato é através dela”, afirma Martinha Soares Ferreira, integrante do Grupo Clariô de Teatro e uma das contratadas pelo programa.
O entrave vem confundindo parte dos contratados, como o mestre de capoeira João Maurício de Almeida: “Eu estou confuso porque eu acho que essa briga nós temos que ter com a Cáritas. Ela alega que a prefeitura não está depositando, mas o que a prefeitura vai falar para a gente? ‘Nós não contratamos vocês, quem contratou foi a Cáritas’. E é isso o que eu estou pensando: ‘O quê que nós vamos fazer?’”.
Não é a primeira vez que o “Cultura Para Todos” enfrenta problemas. Ano passado o programa teve de ser interrompido após a operação Cleptocracia, feita pela Polícia Civil, ter revelado um esquema de notas frias entre as ONGs Fique Vivo e PH4 e a prefeitura de Taboão da Serra. O rombo aberto somente por essas duas ONGs chegou a pouco mais de R$ 1,6 milhão.
Por causa dessa situação, segunda-feira (17/12), às 9 horas, os arte-educadores e profissionais da Cáritas se reunirão em frente à prefeitura de Taboão da Serra para protestar.
Procurada, a Cáritas São Pedro Apóstolo, por meio de sua assessoria, afirmou que só se pronunciará segunda-feira, durante o protesto.
Luiz Domingues, secretário municipal de Cultura de Taboão da Serra, não foi encontrado para comentar o caso.
http://www.cooperativadeteatro.com.br/2010/?p=7953

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Clarianas

Ouça Clarianas

Informações aqui.