E no dia 29 de abril, o Grupo Clariô fechou a VII MOSTRA LATINO AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO em grande celebração, com o show das CLARIANAS.
Uma noite linda, que brindou a presença e força da mulher na cultura dos países Latino Americanos.
Foi muito especial para o Clariô representar o Estado de São Paulo este ano!
Vejam abaixo críticas de MICHEL FERNANDES (APLAUSO BRASIL) e de SHADAY LARIOS (CRÍTICA do MÉXICO) sobre o show:
Foto: Fernanda Pessoa
por Michel Fernandes
(crítico e editor do site APLAUSO BRASIL)
O canto exuberante das “Clarianas”, espetáculo em
que
quatro atrizes do Grupo Clariô, de Taboão da Serra
(São Paulo),
interpretaram canções que surgiram no decorrer do
proces-
so de montagem de seus espetáculos – “Hospital da
Gente” e
“Urubu Come Carniça e Voa” –, encheu o espírito da
plateia de
entusiasmo encerrando, com acerto, a VII Mostra
Latino Ameri-
cana de Teatro de Grupo.
Em singelos e artesanais vestidos brancos (do figurinista
Leandro Benites que, também, assina o espaço cênico
formado
por fachadas de casebres bem humildes ao fundo, uma
peque-
na plataforma onde estão Giovani Di Ganzá – cordas
– e Fefe
Camilo-percussão-=, microfones à frente do palco),
entram as
intérpretes e comunicam que o show dará voz às
“mulheres
ancestrais “. E fazem isso com cantigas inspiradas
no cancio-
neiro popular, das incelenças ao samba de roda.
Todas as letras, até as mais poéticas, tem extremo
com-
prometimento social, evocando problemas enfrentados
pela
comunidade que abriga a sede do Grupo Clariô
(Taboão da
Serra, município humilde do Estado de São Paulo) ,
problemas
como seca ( grande parte dos habitantes da região
tem, como
descendentes, nordestinos), além de observações de
pessoas
e tipos que vivem no local (destaca-se aqui a
música Erê, de
Naloana Lima, que fala sobre o dia-a-dia das
crianças locais).
Naruna Costa assina as demais letras, além dos
arranjos e di-
reção musical, todos os quesitos com extremada
criatividade,
competência e sensibilidade.
Como nos shows da intérprete da MPB de maior
destaque,
Maria Bethania, a teatralidade dos gestos, da forma
de cantar
as letras, a forma com que o conteúdo das canções
são inter-
pretados, carregam em seu bojo o toque que confere
à “Claria-
nas” o status de show de protesto. Não que seja um
espetáculo
panfletário e triste, ao contrario, “Clarianas”
empolga tanto que
o público não se acanha em dispensar as cadeiras
que forma-
vam a plateia e abrir uma enorme pista de dança.
O Grupo Clariô de Teatro finca sua estaca no rol
dos coleti-
vos teatrais mais interessantes do estado de São
Paulo. É bom
que se grave esse nome.
por Shaday Larios
(crítica mexicana)
Dice Nietzsche que nuestra voz es un canto
reprimido y que
nuestro caminar una danza también reprimida, As
Clarianas
voces y músicas derivadas de distintos procesos
teatrales del
Grupo Clarió, es un homenaje que lleva en su
esencia la sen-
sación hacia ese retorno de libertad y
desprendimiento de los
sometimientos sociales arbitrarios. La investigación
-arqueo-
logía sonora- para lograr el concierto de las
piezas escénicas
está fundamentada en una búsqueda de la
ancestralidad afri-
cana latente en ciertas regiones de Brasil. Y en
congruencia, su
plástica auditiva está liderada por mujeres
vestidas de blan-
co, a la usanza de muchas ceremonias de etnias
femeninas
latinoamericanas milenarias que le danzan y le
cantan a las
mitologías de la fuerza universal. Recuperar el
elevamiento de
la voz con rítmicas imitadas, traducidas de las
orquestaciones
naturales para utilizarlas a su vez como una forma
de protesta,
de manifestación y resistencia de los lugares más
marginales,
excluidos, en este caso de Sau Paulo. Las canciones
son rela-
tos, crónicas-extracto de situaciones de conflicto
social, ora-
ciones, ductos hacia lo inmanente que subliman el
carácter de
lo corruptible hacia la temporalidad no cronológica
propia de
los movimientos rituales: reconectarse con el
origen, de cuan-
do el principio de los tiempos y remover la
corporalidad hacia
il illo tempo ab origine de las sociedades
premodernas en las
que la noción de progreso se anulaba a favor de la
observa-
ción y vivencia de un presente continuo, basado en
relaciones
analógicas con el principal poder llamado
agradecimiento y
praxis congruente con una justicia u orden
absoluto. As Claria-
nas es una célula perteneciente a un cuerpo
escénico mayor
que trabaja a favor de una actividad de escucha y
análisis de
una comunidad desfavorecida, y que bajo una intensa
labor de
autogestión mantiene un espacio de diálogo con ese
sector
para integrarlo a través de las herramientas del
arte hacia sus
raíces, o para indagar en un discurso intermediario
entre las
realidades más duras y su posible catarsis,
expresión y divul-
gación. El arte destinado a la inclusión social
como alternativa
de supervivencia, zona de debate y escucha,
utilizado por este
colectivo, espejo y ejemplo de muchos otros grupos
brasileños
enfocados en esa misión.
JORNAL DA VII MOSTRA LATINO AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO EDIÇÃO 7
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