domingo, 6 de maio de 2012

CLARIANAS NA VII MOSTRA LATINO AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO - CRÍTICAS

E no dia 29 de abril, o Grupo Clariô fechou a VII MOSTRA LATINO AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO em grande celebração, com o show das  CLARIANAS.
Uma noite linda, que brindou a presença e força da mulher na cultura dos países Latino Americanos. 
Foi muito especial para o Clariô representar o Estado de São Paulo este ano! 
Vejam abaixo críticas de MICHEL FERNANDES (APLAUSO BRASIL) e de SHADAY LARIOS (CRÍTICA do MÉXICO) sobre o show:



por Michel Fernandes
(crítico e editor do site APLAUSO BRASIL)
O canto exuberante das “Clarianas”, espetáculo em que
quatro atrizes do Grupo Clariô, de Taboão da Serra (São Paulo),
interpretaram canções que surgiram no decorrer do proces-
so de montagem de seus espetáculos – “Hospital da Gente” e
“Urubu Come Carniça e Voa” –, encheu o espírito da plateia de
entusiasmo encerrando, com acerto, a VII Mostra Latino Ameri-
cana de Teatro de Grupo.
Em singelos e artesanais vestidos brancos (do figurinista
Leandro Benites que, também, assina o espaço cênico formado
por fachadas de casebres bem humildes ao fundo, uma peque-
na plataforma onde estão Giovani Di Ganzá – cordas – e Fefe
Camilo-percussão-=, microfones à frente do palco), entram as
intérpretes e comunicam que o show dará voz às “mulheres
ancestrais “. E fazem isso com cantigas inspiradas no cancio-
neiro popular, das incelenças ao samba de roda.
Todas as letras, até as mais poéticas, tem extremo com-
prometimento social, evocando problemas enfrentados pela
comunidade que abriga a sede do Grupo Clariô (Taboão da
Serra, município humilde do Estado de São Paulo) , problemas
como seca ( grande parte dos habitantes da região tem, como
descendentes, nordestinos), além de observações de pessoas
e tipos que vivem no local (destaca-se aqui a música Erê, de
Naloana Lima, que fala sobre o dia-a-dia das crianças locais).
Naruna Costa assina as demais letras, além dos arranjos e di-
reção musical, todos os quesitos com extremada criatividade,
competência e sensibilidade.
Como nos shows da intérprete da MPB de maior destaque,
Maria Bethania, a teatralidade dos gestos, da forma de cantar
as letras, a forma com que o conteúdo das canções são inter-
pretados, carregam em seu bojo o toque que confere à “Claria-
nas” o status de show de protesto. Não que seja um espetáculo
panfletário e triste, ao contrario, “Clarianas” empolga tanto que
o público não se acanha em dispensar as cadeiras que forma-
vam a plateia e abrir uma enorme pista de dança.
O Grupo Clariô de Teatro finca sua estaca no rol dos coleti-
vos teatrais mais interessantes do estado de São Paulo. É bom
que se grave esse nome.

por Shaday Larios
 (crítica mexicana)
Dice Nietzsche que nuestra voz es un canto reprimido y que
nuestro caminar una danza también reprimida, As Clarianas
voces y músicas derivadas de distintos procesos teatrales del
Grupo Clarió, es un homenaje que lleva en su esencia la sen-
sación hacia ese retorno de libertad y desprendimiento de los
sometimientos sociales arbitrarios. La investigación -arqueo-
logía sonora- para lograr el concierto de las piezas escénicas
está fundamentada en una búsqueda de la ancestralidad afri-
cana latente en ciertas regiones de Brasil. Y en congruencia, su
plástica auditiva está liderada por mujeres vestidas de blan-
co, a la usanza de muchas ceremonias de etnias femeninas
latinoamericanas milenarias que le danzan y le cantan a las
mitologías de la fuerza universal. Recuperar el elevamiento de
la voz con rítmicas imitadas, traducidas de las orquestaciones
naturales para utilizarlas a su vez como una forma de protesta,
de manifestación y resistencia de los lugares más marginales,
excluidos, en este caso de Sau Paulo. Las canciones son rela-
tos, crónicas-extracto de situaciones de conflicto social, ora-
ciones, ductos hacia lo inmanente que subliman el carácter de
lo corruptible hacia la temporalidad no cronológica propia de
los movimientos rituales: reconectarse con el origen, de cuan-
do el principio de los tiempos y remover la corporalidad hacia
il illo tempo ab origine de las sociedades premodernas en las
que la noción de progreso se anulaba a favor de la observa-
ción y vivencia de un presente continuo, basado en relaciones
analógicas con el principal poder llamado agradecimiento y
praxis congruente con una justicia u orden absoluto. As Claria-
nas es una célula perteneciente a un cuerpo escénico mayor
que trabaja a favor de una actividad de escucha y análisis de
una comunidad desfavorecida, y que bajo una intensa labor de
autogestión mantiene un espacio de diálogo con ese sector
para integrarlo a través de las herramientas del arte hacia sus
raíces, o para indagar en un discurso intermediario entre las
realidades más duras y su posible catarsis, expresión y divul-
gación. El arte destinado a la inclusión social como alternativa
de supervivencia, zona de debate y escucha, utilizado por este
colectivo, espejo y ejemplo de muchos otros grupos brasileños
enfocados en esa misión.

JORNAL DA VII MOSTRA LATINO AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO EDIÇÃO 7

Foto: Fernanda Pessoa

Nenhum comentário: