terça-feira, 22 de novembro de 2011

38º QUINTASOITO - III NEGRAS VOZES - ULTIMO DO ANO - EXCEPCIONALMENTE NA SEXTA FEIRA - (DIA 25/11 AS 20H)




38º QUINTASOITO - III NEGRAS VOZES
ULTIMO DO ANO
DIA 25/11 - EXCEPCIONALMENTE SEXTA FEIRA - AS 20H

E O ULTIMO QUINTASOITO DO ANO, COMO DE PRAXE, FAZEMOS UMA HOMENAGEM À CULTURA NEGRA NO BRASIL, TROCANDO COM ARTISTAS QUE, COM SUAS "NEGRAS VOZES", FORTALECEM RAIZES NO ESPAÇO CLARIÔ.

E para a comemoração, receberemos os seguintes convidados: 

Salloma Salomão músico e historiador.
Salloma busca as matrizes da música contemporânea pesquisando musicalidades africanas por meio de gravuras, textos de viajantes e arquivos de museus e arquivos sonoros no Brasil, África e Europa. Seu trabalho já rendeu inúmeros textos além de uma tese de doutorado e 4 Cds.
Salomão Jovino da Silva, "Salloma Salomão" é um dos vencedores do CONCURSO NACIONAL DE DRAMATURGIA RUTH DE SOUZA, em São Paulo, 2004. Professor da FSA-SP, Produtor Cultural, Músico e Historiador. Pesquisador financiado pela Capes e CNPQ, investigador visitante do Instituto de Ciências Socais da Universidade de Lisboa. Orientações Dra Maria Odila Leite da Silva, Dr José Machado Pais e Dra Antonieta Antonacci. Lançou trabalhos artísticos e de pesquisa sobre musicalidades negras na diáspora. Segue curioso pelo Brasil e mundo afora atrás do rastros da diáspora negra. #CORRENTE- LIBERTADORA: O QUILOMBO DA MEMÓRIA-VÍDEO- 1990- ADVP-FANTASMA. #AFRORIGEM-CD- 1995- CD-ARUANDA MUNDI. #OS SONS QUE VEM DAS RUAS- 1997- SELO NEGRO. #O DIA DAS TRIBOS-CD-1998-ARUANDA MUNDI. #UM MUNDO PRETO PAULISTANO- TCC-HISTÓRIA-PUC-SP 1997- ARUANDA MUNDI. #A POLIFONIA DO PROTESTO NEGRO- 2000-DISSERTAÇÃO DE MESTRADO- PUC-SP. #MEMÓRIAS SONORAS DA NOITE- CD - 2002 -ARUANDA MUNDI #AS MARIMBAS DE DEBRET- ICS-PT- 2003. #MEMÓRIAS SONORAS DA NOITE- TESE DE DOUTORADO- 2005- PUC-SP. #FACES DA TARDE DE UM MESMO SENTIMENTO- CD- 2008- ARUANDA SALLOMA 30 ANOS DE MUSICALIDADE E NEGRITUDE- DVD-2010- ARUANDA MUNDI

Gumboot Dance Brasil 
A Força da Dança das Botas de Borracha
Assim como todas as danças populares brasileiras, o grupo de Gumboot Dance no Brasil é praticado por pessoas com diversos perfis profissionais e físicos. Atualmente são 14 bailarinos mergulhados há três anos na pesquisa difundida por Rubens Oliveira que, ao longo deste período, tem conduzido a metodologia com seu trabalho independente.
Gumboot Dance nasceu nas minas de ouro da África do Sul, como forma de expressão, dentro de um regime opressivo.
Gumboot é uma técnica extremamente vigorosa, com passos de percussão corporal junto a movimentos contemporâneos, celebrando o corpo como instrumento, bem como a riqueza e a complexidade da cultura sul-africana.
Direção Geral: Rubens Oliveira
Assistente de Coreografia e Ensaiadora: Priscila Paciência
Direção Musical: Allyson Bruno

Intérpretes: Allyson Bruno, Fredyson Cunha, Inez Pinheiro, Maria Magalhães,Janette Santiago, Leticia Bortoletto, Letícia Taboada, Priscila Paciência, Renata Daibes, Washington Gabriel, Vanessa Hassegawa.

Pesquisa Técnica corporal: Rubens Oliveira, Priscila Paciência
Investigação Histórica: Allan Fonseca, Rubens Oliveira
Figurinos e Cenografia: Fredyson Cunha, e Janette Santiago
Coordenação de Produção: Renata Daibes
Comunicação: Vanessa Hassegawa
Administrativo e Programação de Ensaios: Maria Magalhães

e tem mais...
GRUPO SANZA
 “ESPETÁCULO NGOMA GRIOT”
Identificar e difundir a musicologia popular brasileira.
O grupo Sanza, no atual momento está lançando seu trabalho musical, que reúne instrumental, canto e danças, atentando para a cultura popular brasileira com foco nas raízes africanas.
Dentre os nossos objetivos, está o de engrandecer ainda mais o título de Terra das Artes conferido à nossa cidade.  
Obs: 
SANZA = Além de ser a denominação africana da kalimba, também quer dizer, local onde existe vida em harmonia (ex: Senzala). 
NGOMA = Tambor.
GRIOT = Detentor da sabedoria, contador da história do seu povo (espécie de dicionário humano).


ESPETÁCULO NGOMA GRIOT
“Uma mostra de ritmos, canções, danças e elementos da cultura popular brasileira, que traz para apreciação do público uma variedade de sons e instrumentos musicais, enfatizando os de percussão que animam canções de brincar, festejar, trabalhar, lamentar ou reivindicar. Convite para uma reflexão da história do povo afro-brasileiro”. 
“O espetáculo retrata o fazer dos Griots ou Jalis (orientadores, cantadores, contadores, guardiões da sabedoria e das histórias de seu povo) focando fatos marcantes, manuseando instrumentos musicais de percussão, convidando os ouvintes à apreciar e interagir”.  
Ngoma Griot é um resumo dos estudos, pesquisas e experiências do músico percussionista, arte-educador e compositor Carlos Caçapava, que convida os presentes para uma caminhada sonora que vai dos ritmos africanos, aos populares brasileiros como: Ijexá, Agueré, Congo de Ouro, Carimbó, Sambas, Cocos, Maracatu, Ciranda, Caxambu, Baque de boi, Lundu e outras bases rítmicas desenvolvidas através do manuseio de um quinteto de Congas, Cajon peruano, Berimbau, Kalimba e outros efeitos sonoros.  
Ficha Técnica
No palco:
Carlos Caçapava – Percussão e vocais
Maria Trindade -Vocais
Karla Magalhães – Dança
Direção musical e concepção – Carlos Caçapava
Outras informações:
Fones: (011) 42417821 - (011) 91918091 – (011) 66541181
         ou batucanto@hotmail.com    
Carlos Caçapava


38º QUINTASOITO - NEGRAS VOZES 
Ultimo de  2011 

dia 25 de novembro - EXCEPCIONALMENTE NA SEXTA FEIRA - as 20h

Local: Espaço Clariô 
Rua Sta Luzia, 96 - Taboão da Serra - SP
grupoclario@uol.com.br

Entrada e Sopa Gratis! 

Um comentário:

Jama Libya disse...

Atriz ex-cotista Ruth de Souza!
Apesar de uma das maiores atrizes brasileira, sempre foi uma Capitã de Mata ou Cunhã da Casa Grande Rede Globo. Atriz negra de alma branca Ruth de Souza ela referida pelos movimentos negros e críticos de ser o Pelé do mundo artista negro e fazer propaganda do poderoso chefão o judeu Ali Kamel diretor da rede Globo e autor do livro racista "NÃO SOMOS RACISTA" a bíblia da discriminação e preconceitos e exclusão dos afro-brasileiros, ela diz que as cotas raciais são esmolas, caridade que é vergonha e humilhação e que alunos negros afros e indígenas que precisam entrar por méritos nas universidades e faculdades e não por coitadismo. Este discurso é um dos mandamentos das elites dominantes para eternizar os negros afros brasileiros nas camadas inferiores no Brasil. Atriz ex-cotista Ruth de Souza porta voz e fiel colaboradora do sistema Globo de segregação racial brasileira. Ruth de Souza que valor é mérito e moral vosso, sendo que a maior parte dos seus papeis foram de serviçal e de marginalizada, alias as atrizes brancas do Globo tem núcleos de atores, ONGs, e fundações. A Ruth de Souza senhora tem 70 anos de vida artista e qual é seu núcleo de atores na TV Globo e a sua Fundação ou ONGs que preside o melhor que porta você tem aberta, para que nos negros afrodecendentes possamos entrar e usufruir. Atriz Ruth de Souza não teve capacidade ou não quis e pior, opina e faz campanha contra as cotas, mas em 1948 recebeu bolsa de estudo da Fundação Rockfeller que era e são cotas desta fundação a jovens e pessoas com talentos para países aliados do 3º mundo e como cotistas Ruth de Souza fica um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade de Harvard , uma universidade exclusiva para negros, em Washington e na Academia Nacional do Teatro. Tem um ditado africano banto que diz que "A cobra venenosa mata e morre com seu próprio veneno" infelizmente a senhora servindo os racistas seculares nossos opressores. A senhora Atriz Ruth de Souza os negros do Brasil são muito bons gentis e cordiais sairão da escravidão sem nada, alienada, lesadas e marginalizados. Viam amistosos chegar às emigrações na benção para um mundo melhor a estes e que era negado a nos recém saídos do maior holocausto da historia deste planeta em quatro séculos de escravidão negra brasileira. Hoje a política cotas chega com mais de cem anos de atraso para centenas milhares de jovens as cotas é uma bênção e não maldição da vergonha e injustiça. Assim como foi para milhões de imigrantes! Ruth de Souza as Cotas foram dadas pela Monarquia e a Republica sem méritos nenhum aos emigrantes europeus e asiáticos favoreceram milhões de estrangeiros. (A maior parte destes viviam nas misérias causadas pela guerra, desemprego, epidemia, acidentes geográficos, perseguições política e religiosa e entre estes havia máfias, grupos racistas e muita gente na ignorância, doentes, bandidos, psicopatas e ilegais, sem meritória nenhuma) O Brasil é uns pais feitos da escravidão e por cotas para Europa, Ásia e América no caso dos EUA. Com incentivos do governo brasileiro do Imperador Dom Pedro II a estes Confederados escravagistas derrotados na Guerra de Secessão (1861-1865) que libertou os escravos. Com 3.000 americanos brancos de1866 a 1868 que vieram as famílias brancas e vetando pessoas negras entre esta cota da imigração americana na região de Americana SP. Ruth de Souza até hoje sofremos os efeitos negativos colaterais da perversa escravidão e abolição estéril que nos foi dada e imposta a nós. Apesar de toda contribuição histórica e econômica que demos a nação, ainda sofremos o racismo, preconceitos. Estigmatismos as desigualdades sociais e violência no nosso Brasil. Diz Benedito Octavio um dos Maiores gênios brasileiros "Que a ignorância a ganância e o cinismo são os maiores geradores da ciência da miséria humana" A Atriz ex-cotista Ruth de Souza. "ERRAR É HUMANO E PERMANECER NO ERRO É DESUMANO" principalmente a insensibilidade contra os seus?